segunda-feira, dezembro 29


Winning Eleven é uma série de jogo de futebol, que teve versões lançadas para o Playstation, Playstation 2, Playstation 3, Game Cube, Wii, Xbox, Xbox 360, PC, Arcade, Game Boy Advance, Nintendo DS e PSP. Produzido pela Konami Sports, repartição interna da empresa Konami. Na Europa esta série é intitulada Pro Evolution Soccer. O Winning Eleven foi criado em 1995, e se tornou um dos melhores e mais famosos jogos de futebol de todo o mundo.

Todos os anos, uma nova versão do jogo é lançada, contendo as atualizações atuais do futebol real. Elas são lançadas primeiramente no Japão como Winning Eleven, depois de alguns meses são lançadas as versões modificadas: Winning Eleven International para as Américas, e Pro Evolution Soccer para o resto do planeta, sendo lançado primeiramente na Europa. A partir de todas essas versões aparecem várias outras versões feitas a partir delas, com adaptações locais, como ligas, jogadores, times e idioma.

A partir de 2007, a franquia começa a se chamar "Winning Eleven: Pro Evolution Soccer" para o mercado americano. O Winning Eleven briga com o FIFA Soccer para obter o melhor jogo de futebol para consoles.


A série da Konami sempre se preocupou em simular todos os detalhes de uma partida de futebol. O grande diferencial da série era a física, que fazia a bola ter um comportamento real e que não ficava grudada nos pés dos atletas.

Além disso, o jogo permitia realizar jogadas rápidas que exigiam muito mais habilidade do que sorte. Por outro lado, Winning Eleven não tinha o licenciamento de jogadores e times. Isso fez com que todos os uniformes de seleções fossem genéricos, bem como o nome dos jogadores. O mesmo aconteceu com os campeonatos oficiais, substituídos pela Master League.

Curiosamente, esse modo ajudou a popularizar o game, pois permitia a criação de uma competição dividiva em divisões: a D1 e a D2. O jogador começava de baixo e, ao vencer as partidas, recebia pontos para poder comprar atletas melhores. O sucesso fez com que, no oitavo título da série, surgisse uma curva de 'vida' dos atletas virtuais. Ela permitia que eles evoluíssem seu desempenho ao decorrer dos anos dentro do game e começassem a perder rendimento ao ficar velhos - quesito que foi mantido até os títulos mais atuais.

A franquia da Konami é a que mais sofre com a falsificação no Brasil. Na época do PSone, o jogo recebia versões alternativas, que apresentavam o Campeonato Brasileiro e continham os mesmos times e jogadores participantes. No PS2, além das alterações nos times e campeonatos, foram acrescentadas narrações e coros das torcidas. Galvão Bueno e Éder Luís, narradores conhecidos da televisão brasileira estampam suas conhecidas vozes em adaptações de qualidade duvidosa. Existem pacotes brasileiros não oficiais de atualizações, para Winning Eleven, com novos times narradores famosos em português, tradução do jogo, essas alterações são conhecidas popularmente como Bomba Patch.